Palavras...

Palavras...

terça-feira, 21 de abril de 2015

Eu Recomendo: BARBA ENSOPADA DE SANGUE de Daniel Galera

Como não saber absolutamente nada sobre uma trama deu um charme todo especial à leitura...

 

Daniel, estou muito esperançosa com o que você promete...



Sou uma amante de sinopses e resenhas. Quando eu pego uma revista que tem a parte para crítica literária é pra onde corro primeiro. Quando entro numa livraria, cato os livros que mais chamam minha atenção e leio orelha, contracapa, prólogo e por aí vai.

Quase todos os livros que tenho, que li de forma não compulsória, chegaram às minhas mãos depois de passarem pelos filtros supracitados.

O de Daniel Galera não.

As informações que eu tinha eram: Terceiro lugar no JABUTI de 2013 (categoria romance) e Jovem-promissor-escritor brasileiro. SÓ!







BARBA ENSOPADA DE SANGUE
Autor: Daniel Galera
Editora: Companhia das Letras
423 páginas 











Então vou recomendar, mas aviso que não darei muitos detalhes da história. Vocês terão que confiar em mim quando digo:

"Leia o livro agora e acompanhe a trajetória deste escritor. Se ele continuar para o alto e avante, em cinco, dez anos poderemos respirar aliviados. A literatura brasileira terá quem a leve para frente por mais um tempo... "

O livro nos conta a história de um professor de educação física que larga tudo e se muda para uma cidadezinha do litoral de Santa Catarina. Os motivos que impulsionam a mudança e os caminhos percorridos por ele vão sendo expostos gradativamente, e boa parte da graça do livro está  em montar o quebra-cabeças da vida do nosso herói.

Outro fator que fez com que eu me agarrasse à trama foi o modo delicioso como Daniel Galera constrói os diálogos. É tão natural, tão parecido com transcrições, que sentia estar escutando àquelas conversas.
 
Ah! Outra coisa!
 
Eu fiquei tão envolvida com a história de...HUM, HUM...?? Como é mesmo o nome dele...???    Pois é... Fiquei tão envolvia, que só fui notar que o personagem principal não tinha nome lá pela ducentésima página.
 
- RÁ! Me pegou Galera!

Só mais uma observação. Pode ser que o livro agrade mais aos caras que às garotas. A forma de expor as ideias, as soluções de conflitos, o ritmo, são muito masculinos.

Convivi de perto com meus irmãos e os amigos deles e é isto aí... Os meninos  falam, pensam e funcionam de um modo beeeemm diferente. Meninas desacostumadas estranham mesmo.

Entretanto, Barba Ensopada de Sangue é um destes livros que dificilmente erra o alvo e que certamente continuará conquistando um número cada vez maior de leitores.
 
 
Eu achei massa!
Ou melhor... achei Tri!
 
Beijos e boa leitura...

Nenhum comentário:

Postar um comentário