Palavras...

Palavras...

sexta-feira, 27 de março de 2015

Para crianças de todas as idades: FLICTS de Ziraldo

Como tantas vezes na vida a gente se sente FLICTS...




"Era uma vez uma cor muito rara e muito triste que se chamava Flicts. Não tinha a força do Vermelho. Não tinha a imensa luz do Amarelo. Nem a paz do Azul. Era apenas o frágil e feio e aflito Flicts."

 
A história da pobre cor que não é referencia para coisa alguma pode servir de alegoria para muita coisa neste mundo, mas serve, principalmente, para os momentos difíceis de nossa existência humana.
 


 
 
 
 
 
 
 
 
FLICTS
Autor: Ziraldo
Editora: Melhoramentos
48 páginas
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Quem de nós já sentiu que não pertencemos ou não nos encaixamos nos grupos sociais com os quais temos que conviver? Quase todo mundo, pelo menos uma vez na vida, já se achou inadequado.
 
Ziraldo consegue, de uma forma muito doce e tocante, fazer com que os leitores (crianças e adultos) se compadeçam e se identifiquem com as angústias e o isolamento de FLICTS.
 
É emocionante, principalmente, porque este não é um livro infantil com um final feliz padrão. Ziraldo não floreia o sofrimento da personagem e nem cria uma saída fácil para suas dores.
 
Página 23
 
A solução para o deslocamento de FLICTS, na verdade, é algo extremo e profundamente sentido pelos pequenos leitores.
 
Ao final da leitura, minha filha (8 anos) olhou para mim um tanto perplexa e falou:
 
“Ah mãe! Coitadinho de Flicts...”
 
Expliquei, que de certa forma, havia uma grande beleza naquele desfecho. Mas me senti na obrigação de confessar para ela que da primeira vez que li o livro eu chorei...
 
 
Bom Final de Semana para todos!!!
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário