Palavras...

Palavras...

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Não é resenha, é experiência: A MULHER QUE ESCREVEU A BÍBLIA de Moacyr Scliar.

 Como eu encontrei meu "Livro de Apoio"...


Moacyr Scliar: Irreverente.
 
Muita gente conhece do Rei Salomão a passagem em que ele resolve uma questão de legítima maternidade. A situação foi a seguinte: Duas mulheres, presumidamente prostitutas, moravam juntas e tinham bebês da mesma idade. Um dia, uma das crianças morre e as duas alegam que a sobrevivente é sua. Como DNA não era uma opção naquele tempo, cabia ao rei a palavra final para solucionar perrengues desta natureza.

Então, Salomão consegue resolver a situação de uma forma brilhante e surpreendente (ver Primeiro Livro dos Reis, capítulo 3, versículos 16-28), o que faz dele um rei ainda mais respeitado. Reconhecidamente sábio e justo.  

"E todo o Israel ouviu o juizo que havia dado o rei, e temeu ao rei; porque viram que havia nele a sabedoria de Deus, para fazer justiça" (I Reis 3: 28)

Um fato menos alardeado da vida deste homem tão famoso por sua inteligência e bom senso é que ele era o feliz proprietário de um enorme harém. Sim, Salomão tinha muitas esposas e muitas concubinas.

A história de A MULHER QUE ESCREVEU A BÍBLIA é contada por uma destas esposas.
 
 

 
A MULHER QUE ESCREVEU A BÍBLIA
Autor: Moacyr Scliar
Editora: Companhia de Bolso
162 páginas
* Prêmio Jabuti 2000 de Melhor Romance.
 
 
 
 
 
Com o auxílio de um terapeuta de vidas passadas, uma jovem descobre que em uma encarnação, no século X a.C. foi uma das esposas do rei de Israel. A única que sabia ler e escrever. Aquela que chama a atenção do monarca e o encanta com esta habilidade tão incomum. A mulher a quem ele dá a incumbência de escrever a História da Humanidade. A mulher mais feia de seu harém...

"A feiura é fundamental, ao menos para o entendimento desta história. É feia, esta que vos fala. Muito feia. Feia contida ou feia furiosa, feia envergonhada ou feia assumida, feia modesta ou feia orgulhosa, feia triste ou feia alegre, feia frustrada ou feia satisfeita - feia, sempre feia."

Doida de paixão, a mulher (que não tem o nome apresentado) aceita o desafio, pois entende que seu cumprimento é o único meio de conduzi-la ao coração e à cama do rei. Aliás, as descrições dos desejos e das fantasias que ela tem com Salomão são de embolar de rir!

"Ao vê-lo, uma vertigem se apossou de mim. Cheguei a cambalear; a encarregada do harém teve que me amparar para que eu não caísse. Que homem lindo, Deus do céu. Eu nunca tinha visto um homem tão lindo (...). De imediato me apaixonei por ele. uma paixão avassaladora, definitiva, a paixão que, eu tinha certeza, daí em diante governaria minha vida." 

Já li o livro três vezes. Sempre me impressiono com a capacidade de Moacyr Scliar em criar situações inusitadas, hilariamente constrangedoras e divertidas usando uma história bíblica como mote.

A MULHER QUE ESCREVEU A BÍBLIA virou para mim um confort book. Toda vez que sinto que vou entrar em uma ressaca literária, ou quando estou desanimada precisando de um gás é ele que me socorre e me anima. É risada na certa!
 
Boa Leitura para todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário