Palavras...

Palavras...

quinta-feira, 28 de maio de 2015

3 Bons livros para ler rapidinho (#4)

Como é bonito, ver uma criança tomando gosto pela leitura...



Hoje a sugestão é para agradar, principalmente, aos leitores pequeninos...


 "Fofuras" da literatura infantil brasileira

Se você é mãe, pai, tia, tio, madrinha ou padrinho de crianças com até 7 anos de idade, aqui tenho a sugestão de três textos adoráveis e inteligentes.

Sou adepta da ideia de que, quanto mais cedo você lê e dá livros para crianças, maiores são as chances de conseguir plantar nelas o amor e a atração por eles.

Confesso que o trabalho não é fácil. Sou mãe de uma menina de 9 anos e sei quantos “rivais” a literatura tem hoje em dia. Mas ainda assim, acredito que com o estímulo adequado e os livros certos, dá para reverter as eventuais desvantagens.

Todos os livros desta lista, foram lidos e relido por mim e por minha filha. São todos deliciosos e contém lições sutis, porém valiosas, para os pequenos.

Vamos a eles:

Livro 1:
 

QUEM TEM MEDO DE MONSTRO?

Autora: Ruth Rocha

Editora: Global

22 páginas



"Quando você descobre que o fantasma que deixa você com medo, morre de medo de lobo mau dá um certo alívio. Mas, e quem tem medo de monstro?"
 
 
 
 
Dei QUEM TEM MEDO DE MONSTRO? de presente no primeiro Natal de Celine (ela tinha 7 meses). O texto é todo em rimas e quando ela tinha uns 2 anos era muito fofo vê-la lembrar e completar as frases da história.

"Era uma bruxa malvada / que assustava a criançada / com seu terrível ruído... / Mas o que ninguém sabia / é que ela também sofria, / tinha medo de bandido!"
 

Livro 2:
 
MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA

Autora: Ana Maria Machado

Editora: Ática

24 páginas


"As histórias que Ana Maria Machado escreveu para esta coleção são como barquinhos de papel. Delicadas, conduzem suavemente a universos que a autora foi buscar na tradição oral."
 
 
 
 
Este foi um paradidático da pré-alfa e um livro que fez minha filha dá altas gargalhadas com as ideias que o coelhinho tinha para ficar pretinho...

"O coelho saiu dali, procurou uma lata de tinta preta e tomou um banho nela. Ficou bem negro, todo contente. Mas aí veio a chuva e lavou todo aquele pretume, ele ficou branco outra vez."

Livro 3: 
 
 
GATO QUE PULAVA EM SAPATO
Autora: Fernanda Lopes de Almeida
Editora Ática
 
 
 
 
"Mimi tem todo conforto: laços coloridos, leite no pires, uma linda cesta para dormir... A dona só não quer que ele suba no telhado. Ora, é exatamente isso que Mimi adora fazer."
 
Foi com este livro que minha filha aprendeu o que é super proteção. Perdi as contas de quantas vezes ouvi dela:
 
"AH mãe! Você é muito super protetora. Tá parecendo a dona de Mimi!"
 
(...)
 
É minha gente... a literatura liberta!
 
 
Um beijo e leiam para suas crianças...


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário