Palavras...

Palavras...

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Olhando para a Literatura: CONVERSANDO COM MRS DALLOWAY de Celia Blue Johnson

"A inspiração por trás dos grandes livros de todos os tempos."


Cena do filme NO CORAÇÃO DO MAR.
A história real que gerou MOBY DICK.

"Em 1820, o capitão George Polland rumou com seu navio na direção de um grupo de baleias perto das ilhas Galápagos. Os marinheiros estavam em plena caçada quando um dos animais destacou-se do bando e investiu diretamente contra o navio. A embarcação começou a afundar e foram dadas ordens de abandonar o navio quando ele atacou de novo. Os sobreviventes ficaram à deriva em três barcos, com poucos suprimentos. Desesperados, alguns recorreram aos canibalismo. O assustador relato desse episódio pelo marinheiro Owen Chase teve um efeito surpreendente em Melville. Não se tinha notícia até então de qualquer caso de uma baleia invertindo contra um navio, e essa história transformou-se num autêntico pesadelo para os marinheiros. Para o escritor, contudo, ela serviu de inspiração para uma épica saga marítima opondo homem à baleia." (pp. 180/181)


Foi lendo a VEJA que fiquei sabendo do lançamento do filme NO CORAÇÃO DO MAR

Achei uma enorme coincidência, pois na semana anterior eu havia terminado de ler CONVERSANDO COM MRS. DALLOWAY e um dos relatos que mais me impressionou foi este que transcrevi sobre a criação do clássico MOBY DICK

De arrepiar...




CONVERSANDO COM MRS. DALLOWAY

Autora: Celia Blue Johnson

Editora: Casa das palavras

254 páginas












Mas além da de Melville, o livro de Celia Blue Johson relata outras jornadas impressionantes, da concepção até a conclusão, de grandes obras da Literatura.

Por exemplo: 

Tolstói teve a primeira visão de ANNA KARENINA durante um cochilo. 

Cervantes e Dostoiévsky comeram o pão que o diabo amassou na cadeia, para só depois escreverem, respectivamente, DOM QUIXOTE e CRIME E CASTIGO. 

Júlio Verne, que dizia trabalhar "lentamente", escreveu A VOLTA AO MUNDO EM 80 DIAS no curto período de 7 meses.

"São essas inspirações que Cecilia Blue Johnson apresenta neste livro. As histórias por trás de 50 clássicos revelam os motivos que levaram nossos heróis literários a pôr a pena no pergaminho, a caneta no papel ou o dedo no teclado da máquina para escrever alguns dos livros mais queridos que conhecemos."

Os 50 textos comentados foram divididos em 6 capítulos-tema, de acordo com o mote de cada inspiração. 

São muitos os casos. Dos mais divertidos aos mais sombrios, em um livro instigante que deve agradar a muitos amantes de literatura.

Um beijo e ótimas leituras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário