Palavras...

Palavras...

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Eu Recomendo: SOBRE A ESCRITA de Stephen King

Uma aula de experiências.



The King. Para os íntimos...


"Se você quer ser escritor, existem duas coisas a fazer, acima de todas as outras: ler muito e escrever muito. Que eu saiba, não há como fugir dessas duas coisas, não há atalho." p. 126 
 
Os contatos mais próximos com Stephen King foram durante minha adolescência.
 
Uma vez  tentei assistir IT – A COISA, mas nem cheguei à meia hora de filme (não me perguntem o porquê, mas tenho pavor de palhaço). Em seguida, como quase todo mundo, eu assisti e gostei de O ILUMINADO.
 
Até hoje tenho "medinho" de Jack Nicholson...
 
 
!!!!!!!!
 
Tempos depois fiquei sabendo que King era “P” da vida com Kubrick, por conta do tom descontrolado e histérico que o diretor deu à mãe de Danny.
 
Lembro que esta foi a primeira vez em que considerei ler algum de seus textos, pois o que tirou um pouco da “graça” de O ILUMINADO, foi justamente o comportamento da personagem de Shelley Duvall.
 
Os anos passaram e a coragem de ler a ficção de S.K. nunca apareceu...
 
Sorte minha ele lançar um livro sobre sua história como escritor. Então, ontem terminei de ler meu primeiro Stephen King e vim aqui recomendá-lo para vocês.
 
 
 
 
 
SOBRE A ESCRITA
 
Autor: Stephen King
 
Editora: Suma das Letras
 
255 páginas
 
 
 
 
 
 
 
 
"Isto não é uma autobiografia. É, na verdade, uma espécie de curriculum vitae, minha tentativa de mostrar como se forma um escritor. Não como se faz um escritor; eu não acredito que escritores possam ser feitos, nem pelas circunstâncias nem por autodeterminação (embora já tenha acreditado nessas coisas). O equipamento vem na embalagem original. Embora não seja, de forma alguma, um equipamento incomum. Acredito que muitas pessoas têm pelo menos algum talento para escrever ou contar histórias, e esse talento pode ser fortalecido e afiado. Se eu não acreditasse nisso, escrever um livro como este seria uma perda de tempo." p.19
 
Devo começar dizendo que, como leitora, concordo com a maioria das ideias dele.
 
Outras...hum... nem tanto.
 
Porém, reconheço que este livro é um manual atencioso e precioso para quem quer (ou precisa) trabalhar com a escrita.
 
Durante a leitura, muito provavelmente, você se sentirá aconselhada(o) e acolhida(o), pois Stephen King passa aquela vibe de professor experiente e comprometido em passar, para os alunos interessados, as ferramentas e os métodos que funcionaram para ele e que o levaram ao sucesso.
 
Ele é rigoroso, sem deixar de ser doce. Técnico, sem deixar de nos divertir.
 
E também, passa a impressão de ser muito honesto no que diz respeito aos problemas que enfrentou no início da carreira, à dependência química, ao medo e às dores que sentiu decorrentes do atropelamento que quase o matou.
 
SOBRE A ESCRITA é um livro para leitores em geral, para quem é ou deseja ser escritor, e acima de tudo – acho eu – para os fãs do autor.
 
Estes, com toda certeza, ficarão extasiados por terem acesso ao modo de criação usado por seu ídolo e em verificarem quão generoso ele é, compartilhando seus tesouros.
 
 
P.S: Ainda estou tomando coragem.
Alguma sugestão???
 

6 comentários:

  1. Adoro Stephen King. Ainda não li este livro. Preciso comprar... Saudade dinheiro e tempo!
    Então, não gostei muito das novelas dele (ou contos, como traduziram no Brasil), mas adoro os romances. Misery é fantástico! O Iluminado e Doutor Sono também.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Também não tenho coragem de encarar um livro de "terror" do Mestre King, exatamente porque ele é muito bom. Vou tentar este´um pequeno tributo a um grande escritor.

    ResponderExcluir
  3. Já li "O iluminado", "Carrie, a estranha", "Christine, o carro assassino" e "O pistoleiro", da série A torre negra. Para mim, ele é o melhor escritor de terror. E, para iniciar a leitura dele de historias bem construídas, o melhor é o Iluminado. Vale muito! Abraços, Carla!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou reunindo coragem Vivi... muito obrigada pela dica, eu tenho muita vontade de ler O ILUMINADO.

      Excluir