Palavras...

Palavras...

segunda-feira, 29 de junho de 2015

3 Bons livros para ler rapidinho (#5)

Como escreve bem este Mario...


 

Mario Vargas Llosa é um destes escritores que quando você lê pela primeira vez, se pergunta:

"Como passei tanto tempo sem conhecer este cara??"

Bem, aconteceu assim comigo.

O primeiro livro dele que li, TRAVESSURAS DA MENINA MÁ, eu ganhei do meu marido em 2007 e desde então virei fã.
 
Não dá pra ser diferente. Vargas Llosa constrói com as palavras. Você está lendo e enxergando o mundo que ele criou.

Como eu sou muito legal, e quero ver pessoas com livros de boa qualidade, vim indicar três títulos dele para vocês.

LIVRO 1

 
 
 
 
 
 
TRAVESSURAS DA MENINA MÁ
 
Autor: Mario Vargas Llosa
 
Editora: Alfaguara
 
302 páginas 

 

 
 
 
 

"Ao mesmo tempo em que conta a história de um amor arrebatador, TRAVESSURAS DA MENINA MÁ traça um quadro vigoroso das transformações sociais europeias e das convulsões políticas da América Latina. A história começa nos anos 50, em Lima. No bairro aristocrático de Miraflores, o jovem Ricardo se apaixona pela estonteante e misteriosa "chilena" Lily. Depois de descobrir que, na verdade, ela é peruana e de origem humilde, ele a perde de vista, mas não consegue esquecê-la."


Este é o meu queridinho.
 
Eu "briguei" muito com Ricardo... ficava falando em voz alta:
- Acorda rapaz, Lily é doida, sai dessa!!!
E meu marido:
- Tas falando com quem?
E eu:
- Com Ricardo. Do livro.
E ele:
- O quê?
E eu:
- Deixa pra lá... KKKKKKKKK

 
LIVRO 2

 
 
 
 
ELOGIO DA MADRASTA
 
Autor: Mario Vargas Llosa
 
Editora Alfaguara
 
159 páginas
 







"Aliando graça e sensualidade, ele narra a história de dona Lucrécia, uma mulher que ao completar 40 anos, acredita está passando por um momento ideal em sua vida. Tornou-se a segunda esposa de dom Rigoberto e, juntos, entregam-se livremente a suas fantasias sexuais. Ela achava que poderia ter problemas para ser aceita por Alfonso - o Fonchito - filho único de dom Rigoberto. Mas o menino a adora e, contra todas as expectativas, não consegue ficar longe da madrasta. Tudo vai bem, a não ser por um fato: sua paixão juvenil pode encobrir algo maior que dona Lucrécia logo descobrirá."

 Apesar de Fonchito ser um porre (Chatito), e Lucrécia uma tonta eu gostei do livro. Mas devo confessar que - para mim - é o menos atraente dos que li dele até hoje. Contudo, dom Rigoberto é uma figura e há momentos bem inusitados na história.
 
LIVRO 3
 

 
 
 
 
O HERÓI DISCRETO
 
autor: Mario Vargas Llosa
 
editora: Alfaguara
 
342 páginas
 

 

 
 
 

"Felícito Yanaqué recebe uma carta anônima, com um ultimato: daremos segurança à sua empresa e à sua família, em troca de pagamento. Como assinatura, uma pequena e enigmática aranha de cinco patas. Mas ele é um homem que aprendeu com o pai a não se curvar a nada, e fará o possível para combater essa ameaça invisível. Em paralelo, conhecemos a história de Ismael Carrera, empresário que, já com idade avançada, decide casar com uma mulher simples, mais nova, para desespero de seus filhos gêmeos, que não conhecerão limites para destruir os planos do pai."  
 
A trama me envolveu tanto que não conseguia largá-la. Li na semana que antecedeu o início de minha quimioterapia, ou seja, eu estava uma pilha de nervos e com a cabeça nas nuvens. Este livro me ajudou a esquecer, um pouco, meus problemas com sua história bem construída e cheia de reviravoltas.
 
Eu falei que livros salvam...
 
 
Um beijo e boas leituras!
 

2 comentários: