Palavras...

Palavras...

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

À sombra de um Mangá

Como passei de ignorante à fã!


A palavra MANGÁ quer dizer historia(s) em quadrinhos em japonês. E pelo que eu entendi, no Japão, qualquer uma HQ recebe este nome.

Dizem que o Mangá teve sua origem com as lendas representadas no Teatro de Sombras (ORICON SHORATSU) lá pela época feudal japonesa.
"Será que é por isso que as ilustrações são em preto e branco???"
 
Estas lendas saltaram do teatro para serem escritas e ilustradas em rolos de papel, que iam sendo desenrolados à medida que a história ia avançando.
"Pense na mão de obra!"
Estes rolos eram, por assim dizer, os tatara-tatara-tatara-avós  do que hoje conhecemos por MANGÁ.
Ah! Eles são lidos de trás para frente e da direita para esquerda.
 
 
No Japão os Mangás são lidos por pessoas de diferentes faixas etárias e a corrente mais realista das historias, que são feitas para o publico adulto, recebem o nome de GEKIGÁ.
 
Em toda minha vida eu nunca havia lido um Mangá que fosse, pois quando eles estouraram aqui no Brasil eu já era adulta e tinha esta ideia “preconcebida” de que era coisa de criança...Meu preconceito caiu por terra quando eu me deparei com isto aqui:
 

 
 

Já tinha escutado falar em MONSTER num canal do Youtube, mas a informação tava meio perdida dentro do meu cérebro até que esbarrei com o volume 16 da série em um quiosque de gibis e revistas no shopping. Dei uma lida na mini premissa que vem na capa e fui fisgada no ato. Pois é, passaram-se 15 volumes até eu ter contato com a trama do incrível escritor Naoki Urasawa!

"NÃÃÃÃÃOO!!!!"
 

Bem, como a vida é curta e eu não estou a fim de jogar tempo fora me lamentando pelos Mangás perdidos, resolvi começar lendo o número 16 mesmo – tô nem aí que acaba no número 18!
Corri pra internet, me atualizei com os dramas do Dr Tenma (o mocinho), as malvadezas de Johan (o pior vilão EVER!) e posso afirmar com toda convicção que MONSTER é um dos melhores textos de mistério/drama/violência que já li. Viciei! Tanto, que toda vez que vou numa livraria ou banca de revista a primeira pergunta que faço é:
“Já saiu o número 17 de MONSTER?!?!?!?”

 

4 comentários:

  1. Adorei o texto e quero MUITO ler MONSTER!!! =)

    Beijo,
    Ane

    ResponderExcluir
  2. Carla, eu pensava igualzinho! Quando o Mangá entrou na moda, aqui, eu já tava em outra. Mas faz um tempo que comecei a olha-los com olhos de possibilidade pra leitura pq meu netflix fica me indicando o tempo todo hahahaha!

    PS: quanto ao blog, tô mto feliz que vc esteja escrevendo para nós, leitores, ávidos por textos claros, divertidos, informativos e extremamente convincentes. Sábado já vou correndo pras bancas!! Bjo enorme!!!!

    ResponderExcluir
  3. Carla p mim Mangá era revista em quadrinhos japonês kkkk preciso me informar mais .

    ResponderExcluir
  4. Acho massa a leitura de mangá, mas confesso que o único que eu li era a continuação de um anime que ainda n tinha lançado o episódio e eu tava doida pra saber o que iria acontecer!

    ResponderExcluir