Palavras...

Palavras...

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Lidos: DEZEMBRO de 2015

Concluindo o ano muito bem, obrigada ;)




2015 foi um ano de leituras maravilhosas. 

Devo isso às recomendações que recebo aqui na internet e ao fato de haver criado uma rotina no blog, tentando postar pelo menos um artigo por semana.

Desde que comecei a escrever para o SALVA PELO LIVRO virei uma leitora mais organizada, menos acomodada e mais afoita.

Hoje eu experimento muito mais, e já consigo me afastar de algumas de minhas zonas de conforto, fato que me proporcionou belíssimas surpresas.

Meu dezembro de leituras foi assim:

Comecei com BONSAI de Alejandro Zambra

Livro melancólico, porém muito bem concebido, com uma narrativa que nos faz desenvolver um certo afeto pelas personagens. 

Recomendo.

Abre parenteses:

BUÁÁÁ!!!! COSACNAIFY!!! BUÁÁÁÁ!!!

Fecha parenteses. 

COSACNAIFY, 91 páginas.

"BONSAI é a história de um amor, o de Julio e Emilia, e a história do fim deste amor. Não seria errado dizer que é também uma história sobre a consciência do fim." 


Na sequência, eu li NÃO CONTE A NINGUÉM de Harlan Coben. 

Achei o título interessante e na contracapa havia a seguinte informação: "Em 2006 foi adaptado para o cinema em uma produção francesa vencedora de quatro CESARS."

Aí eu pensei: "ÔPA! Cinema francês."

Bem... o livro é bonzinho...

Mas quero ver  que milagre o diretor do filme fez pra ter conseguido os prêmios.

ARQUEIRO, 251 páginas

"Há oito anos, enquanto comemoravam o aniversário de seu primeiro beijo, o Dr. David Beck e sua esposa, Elizabeth, sofrem um terrível ataque. Ele foi golpeado e caiu no lago, inconsciente. Ela foi raptada e brutalmente assassinada por um serial killer. O caso volta à tona quando a polícia encontra dois corpos enterrados perto do local do crime, junto com o taco de beisebol usado para nocautear David. Ao mesmo tempo, o médico recebe um misterioso e-mail, que, aparentemente, só pode ter sido enviado por sua esposa."


PÍLULAS AZUIS de Frederik Peeters foi, sem dúvidas, uma das leituras mais comoventes do ano.

É uma história em quadrinhos autobiográfica que mostra uma família se formando, estreitando laços e crescendo. O detalhe é que dois membros desta família são portadores do HIV...

Uma lição de vida em muitos níveis.

NEMO, 206 páginas.

"Nesta narrativa gráfica pessoal e de rara pureza, por meio de um roteiro simples e de temas universais (o amor, a morte), Frederik Peeters conta sobre seu encontro e sua história com Cati, envolvendo o vírus ignóbil que entra em cena e muda tudo, e todas as emoções contraditórias que ele tem de aprender a gerenciar: amor, raiva, compaixão."


A ficção fantástica em quadrinhos, para o público juvenil O FANTASMA DE ANYA de Vera Brosgol  foi um acaso bem-vindo.

Comprei pela sinopse e na intensão de presentear minha filha. 

Li antes de entregar pra ela e achei a história boa, apesar do tema bizarro.

JANGADA, 223 páginas.

"Anya esperaria achar qualquer coisa no fundo de um poço antigo, menos uma nova amiga. E muito menos uma nova amiga que está morta faz um século."


Eu passei o ano inteiro querendo comprar CARTAS EXTRAORDINÁRIAS de Shaun Usher. O livro estava sempre faltando até que no fim do novembro apareceu um...

Foi uma boa ideia compilar estas cartas. 

E apesar de algumas não serem nada extraordinárias, outras se encaixam, com folga, no conceito.

COMPANHIA DAS LETRAS, 367 páginas

"Do comovente bilhete suicida de Virginia Woolf à receita de scones que a rainha Elizabeth II da Inglaterra enviou ao presidente norte-americano Eisenhower; do pedido especial que Fidel Castro, aos catorze anos de idade, fez a Franklin D. Roosevelt à carta em que Gandhi suplica a Hitler que tenha calma; e da bela carta em que Iggy Pop dá conselhos valiosos a uma fã atormentada ao genial pedido de emprego de Leonardo da Vinci: Cartas Extraordinárias é uma celebração do poder da correspondência escrita, que captura o humor, a seriedade e o brilhantismo que fazem parte da vida de todos nós."



Li EMMA de Jane Austen

Soltem rojões!!! 

Na minha terceira tentativa de engatar este romance encontrei o sucesso, mas não o gosto por ele. 

Desculpa aí, pessoal que AMA tudo o que J.A. escreve. 

Emma é uma chata!

Só não desisti de novo porque virou questão de honra e eu tinha comprado um ebook no KINDLE especialmente para o evento.

DOMA PUBLISHING, 6665 KB

"Emma é a personagem mais complexa de Jane Austen. A atitude de Austen com relação a Emma é caracterizada por uma estima irônica, mas sua intenção é de que Emma nos encante." (BLOOM)  

Nem Harold Bloom, que é um senhor que considero e respeito muuuito, consegue me fazer curtir esta sujeita.

Mas valeu a experiência, vai! Nem foi tão sofrido assim :) 


Um beijo e ótimas leituras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário