Palavras...

Palavras...

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Eu recomendo: ORGULHO E PRECONCEITO de Jane Austen.

"A vaidade e o orgulho são coisas diferentes, embora as palavras sejam frequentemente usadas como sinônimos. (...) O orgulho se relaciona mais com a opinião que temos de nós mesmos, e a vaidade, com o que desejaríamos que os outros pensem de nós." 

 
Jane Austen
 
Minhas duas primeiras experiências com a leitura de romances de Jane Austen foram um tanto insípidas.
 
Há alguns anos eu li EMMA influenciada por uma mini-série da BBC da qual eu havia gostado bastante.
 
O livro me entediou profundamente, e eu passei muitos anos só tendo contato com as obras de Austen através das adaptações para cinema e TV.
 
Mês passado eu li A ABADIA DE NORTHANGER e, apesar de ter gostado da protagonista, achei a história fraca e a trama muito corrida no final.
 
Para setembro eu programei a leitura de ORGULHO E PRECONCEITO e, agora que a concluí, é com imenso alívio que venho dizer que sim, agora sim, entendo todo fuzuê ao redor da escritora.
 
ORGULHO E PRECONCEITO é uma comédia-romântica de costumes e o romances mais popular em língua inglesa.
 
O mundo inteiro conhece a história das irmãs Bennet: cinco moças, com idades variando dos 15 aos 21 anos, cuja mãe é obcecada com a ideia de casar (vantajosamente, de preferência) cada uma delas.
 
A história começa justamente no momento em que a Sra. Bennet descobre que uma propriedade da vizinhança foi alugada por um jovem rico e solteiro.
 
Bingo! Esta parece ser a chance de ouro para que ela consiga despachar uma das meninas.  
 
 
 
PRIDE AND PREJUDICE
 
Autora: Jane Austen
 
Editora: Wordsworth Editions
 
329 páginas
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
"É uma verdade universalmente aceita que um homem solteiro, dotado de uma certa fortuna, precisa de uma esposa."
 
A frase acima abre a história e é considerada uma das mais famosas da Literatura Inglesa. É também uma colocação extremamente  irônica dentro do contexto, uma vez que reflete a filosofia de vida (da cabeça oca) da Sra. Bennet
 
A trama na verdade nem é tão original assim, porém o elenco de personagens é muito completo. Todas elas são bem construídas e bem definidas. Temos aquelas a quem amamos e as que detestamos com todas as nossas forças. E, de bônus, o casal de protagonista mais legal que já encontrei: Lizzy Bennet e o Sr. Darcy.
 
Está em meus planos comprar uma edição mais bonita em inglês e uma outra em português. Serão itens de coleção  e diversão em meu acervo. 
 
Um daqueles livros que lerei várias vezes ao longo da vida... 
 
Um beijo e ótimas leituras. 

2 comentários:

  1. Estou pensando em ler, depois de assistir o filme. Fazia tempo que eu não me surpreendia com um romance fora dos clichês destes escritos - ou melhor, produzidos - na atualidade.

    Boa resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também fiz assim Daniel: assisti ao filme primeiro. Mas posso garantir que o livro é um show...

      Excluir