Palavras...

Palavras...

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Contos de Machado que eu recomendo (#4): FREI SIMÃO.

Algumas almas, uma vez feridas, jamais cicatrizam.



"Frei Simão era um frade da ordem dos Beneditinos. Tinha, quando morreu, cinquenta anos em aparência, mas na realidade trinta e oito. A causa desta velhice prematura derivava da que o levou ao claustro na idade de trinta anos, e, tanto quanto se pode saber por uns fragmentos de memórias que ele deixou, a causa era justa."

Assim começa o conto FREI SIMÃO, o último texto de CONTOS FLUMINENSES. Um conto curto, mas tão denso, e com tantos fatos, que Machado o dividiu em 5 capítulos. 
Editora Globo, 218 páginas
No primeiro capitulo a personagem é apresentada como uma figura de "caráter taciturno e desconfiado", que não se relacionava com nenhum de seus colegas de convento e só deixava a cela para as refeições e nas horas dos ofícios da religião.
Então ele adoece. Depois de 5 dias de moléstia chega seu último momento. O abade se aproxima para dá o consolo final ao moribundo e Frei Simão sussurra a seguinte frase em no ouvido do religioso: Morro odiando a humanidade!
O choque de todos no convento só não é maior que a curiosidade gerada por tão amargurada afirmação. Que coisas horríveis teriam feito aquele homem, um homem da igreja, abrigar tanto ódio?
Quando sua cela é esvaziada alguns papeis com anotações sobre sua vida são encontrados. Os capítulos seguintes contam sua história e explicam o sentimento do frade infeliz.
"O autor desta narrativa despreza aquela parte das Memórias que não tiver absolutamente importância; mas procura aproveitar a que for menos inútil ou menos obscura."
E pense numas memórias cascudas!
FREI SIMÃO é uma histórias que nos pega de surpresa, tanto pelo enredo, como pela maestria de contar em poucas páginas o relato de toda uma vida.
Machado era fogo...
Um beijo e ótima leitura.

2 comentários:

  1. Estou lendo alguns contos do Machado pro Vestibular, que legal encontrar alguém falando deles! Parabens! Vai me ajudar bastante!
    http://torradascomcha.blogspot.com.br/2015/09/a-trilogia-mara-dyer-resenha-clube-do.html?m=0

    ResponderExcluir
  2. Que bom poder te ajudar Ingrid.
    Boa sorte nas provas :)

    ResponderExcluir