Palavras...

Palavras...

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Contos de Machado que recomendo (#3): IDEIAS DE CANÁRIO.

Alguns nascem com o universo dentro da alma...




Não importa o que os outros pensem e falem, se você se sente grande ninguém será capaz de lhe convencer do contrário. 

E uma vez que experimentar a liberdade, e entender a força de suas “asas”, jamais se conformará com menos do que já conquistou.

CIA das Letras, 487 páginas

O conto IDEIAS DE CANÁRIO é um dos textos que compõe esta ótima coletânea, mas pode também ser encontrado no livro PÁGINAS RECOLHIDAS.

Um estudioso de aves encontra por acaso, em uma loja de quinquilharias, um gracioso canarinho e descobre, sem grande surpresa, que consegue entender sua linguagem. 


"- Quem seria o dono execrável deste bichinho, que teve ânimo de se desfazer dele por alguns pares de níqueis? Ou que mão indiferente, não querendo guardar este companheiro de dono defunto, o deu de graça a algum pequeno, que o vendeu para ir jogar uma quiniela?
E o canário, quedando-se em cima do poleiro, trilou isto:
- Quem quer que sejas tu, certamente não está em teu juízo. Não tive dono execrável, nem fui dado a nenhum menino que me vendesse. São imaginações de pessoa doente; vai-te curar, amigo..." 

Encantado com a forma peculiar de o animal vê a si e a tudo que o cerca, o homem o compra e o leva para casa com o intuito de estudá-lo e apresentá-lo ao mundo científico como uma grande descoberta.

No fim das contas, o cientista aprende muito mais de filosofia do que de zoologia com o bichinho.

Este é um conto curtinho, mas que guarda uma mensagem bem humorada do que é ponto de vista e de como nossos horizontes podem se ampliar a depender do que experimentamos e buscamos na vida.

Uma daquelas história que a gente acaba de ler com um sorriso de orelha a orelha.


Um beijos e ótimas leituras.

2 comentários: