Palavras...

Palavras...

quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

MEU NIRVANA de Augusto dos Anjos

"A obra de Augusto dos Anjos é um mergulho espiritual nas origens e na evolução do universo." 


☆ 1884  - ♱ 1914



   Para a última postagem de 2016 escolhi um poema do controverso, porém brilhante, Augusto dos Anjos. Um homem que viveu apenas trinta anos, mas deixou, para a poesia nacional, uma obra única e inovadora. Augusto do Anjos parecia sentir o mundo e a realidade de modo tão avassalador que, penso eu, ele escrevia para não sufocar. 

   O texto que escolhi está na segunda parte do livro EU E OUTRAS POESIAS. O meu exemplar é super velhinho, mas vou deixar a foto da edição que vocês encontram facilmente hoje em dia.


Martin Claret, 215 páginas

   
   Antes do poema, porém, uma última informação: 



...

O Meu Nirvana

No alheamento da obscura forma humana,
De que, pensando, me desencarcero,
Foi que eu, num grito de emoção, sincero
Encontrei, afinal, o meu Nirvana!

Nessa manumissão schopenhauereana,
Onde a Vida do humano aspecto fero
Se desarraiga, eu, feito força, impero
Na imanência da Ideia Soberana!

Destruída a sensação que oriunda fora
Do tato - ínfima antena aferidora
Destas tegumentárias mãos plebeias - 

Gozo o prazer, que os anos não carcomem,
De haver trocado a minha forma de homem
Pela imortalidade das Ideias!

   
   Que sejamos capazes de buscar e conquistar nossa forma de "imortalidade".



Um afortunado 2017 para todos, 
um beijo e ótimas leituras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário