Palavras...

Palavras...

sexta-feira, 1 de julho de 2016

Salva pelo Livro na estrada: Maragogi - AL

As paisagens, a tranquilidade, a trilha sonora do caminho e ,claro, os livros em uma viagem de dois dias em pleno "inverno" Nordestino ;)


O CÉU DE MARAGOGI


O LUGAR


Maragogi é uma praia alagoana, a poucos minutos da divisa de Pernambuco e a 120 quilômetros de Recife.

Um pulo "daqui-lá".

Bem, talvez um pulo seja exagero se levarmos em conta que para ir à vila de Porto de Galinhas, pegando a via pedagiada, o Recifense não gasta 40 minutos (em um transito tranquilo). 

Então, porque enfrentar quase duas horas de uma estrada sofrível e mal sinalizada? Afinal, praia é tudo igual, certo?

Vou justificar minha escolha para o feriado de São João com dois argumentos.

Primeiro. Durante as festas juninas as estradas para o litoral são muito tranquilas (todo mundo corre ao interior, para o circuito do forró).

Segundo. Olha só esta praia!!!




Além da beleza evidente, Maragogi tem uma coisa que, infelizmente, é difícil de encontrar em outras praias do gênero; sossego e silêncio. 

Tem coisa que leitores amem mais do que sossego e silêncio? Só livros, né? 

Pois é, se um dia vocês colocarem Maragogi em seus roteiros, escolham com carinho os livros que irão na bagagem. Vocês terão a oportunidade de desfrutá-los sob o sol, ao vento, escutando os sons do mar. 

Será lindo, prometo!

AS MÚSICAS 

Para a viagem de carro, optamos por uma trilha sonora que misturou a doçura das melodias de HOOTIE & THE BLOWFISH e a batida marcante de AUDIOSLAVE. 

Foi a combinação perfeita - a match made in heaven!

Uma palhinha...

Hootie & The Blowfish - Las Vegas Night.



Audioslave - I'm the highway



OS LIVROS 

Não é sempre que se tem a chance de ler e discutir sobre as ideias de Schopenhauer na areia da praia, tomando uma cerveja gelada ("pra ficar pensando melhor"). 

Levei a A ARTE DE ESCREVER. 

A Arte de Escrever
LPM, 169 páginas

Nesta antologia de ensaios recolhidos de Parerga e Paralipomena, o leitor vai encontrar textos que trazem as mais ferinas entusiasmadas e cômicas reflexões acerca do ofício do próprio Schopenhauer, isto é, o ato de pensar, a escrita, a leitura, a avaliação de obras de outras pessoas, o mundo erudito como um todo. São eles: "Sobre a erudição e os eruditos", "Pensar por si mesmo", "Sobre a escrita e o estilo", "Sobre a leitura e os livros" e "Sobre a linguagem e as palavras". Embora redigidos na primeira metade do século 19, estes ensaios, ao tratar sobre o mundo das letras, os vícios do pensamento humano, as armadilhas da escrita e da crítica, continuam válidos - hoje mais do que nunca. E, marca personalíssima do autor, são modernos, pulsantes de vida, de inteligência e humor. (Fonte: SKOOB)

Li (ainda estou lendo) aos poucos, refletindo sobre as opiniões bombásticas de Seu Arthur e, muitas vezes, morrendo de rir com a sutileza ZERO que ele usa para detonar os "eruditos".


Comecei a ler em Maragogi e terminei ontem, aqui em Recife A ELEGÂNCIA DO OURIÇO de Muriel Barbery.


A Elegância do Ouriço
CIA das LETRAS, 352 páginas.

À primeira vista, não se nota grande movimento no número 7 da Rue de Grenelle: o endereço é chique, e os moradores são gente rica e tradicional. Para ingressar no prédio e poder conhecer seus personagens, com suas manias e segredos, será preciso infiltrar um agente ou uma agente ou por que não? duas agentes. É justamente o que faz Muriel Barbery em A "Elegância do Ouriço", seu segundo romance. Para começar, dando voz a Renée, que parece ser a zeladora por excelência: baixota, ranzinza e sempre pronta a bater a porta na cara de alguém. Na verdade, uma observadora refinada, ora terna, ora ácida, e um personagem complexo, que apaga as pegadas para que ninguém adivinhe o que guarda na toca: um amor extremado às letras e às artes, sem as nódoas de classe e de esnobismo que mancham o perfil dos seus muitos patrões. (Fonte: SKOOB)

Muito bonito, cheio de reflexões profundas, de humor sutil e críticas sociais bem fundamentadas. Um livro delicioso e comovente. 

Recomendo.

Bons roteiros, paz, músicas e livros. O que é que a gente precisa mais nesta vida?

Um beijos e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário