Palavras...

Palavras...

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Livros que gostaria de encontrar debaixo de minha árvore de natal #1: HEREGES de Leonardo Padura

"Querido Papai Noel..."




No amigo-secreto do Natal passado, quem me tirou foi meu marido (sem marmelada, juro!). 

Apesar de nossos gostos literários serem bem diferentes, às vezes bate a impressão de que ele tem faro melhor do que o meu para achar coisas novas para mim.

Vou dar um exemplo: 

O primeiro livro de Mario Vargas Llosa que li, AS TRAVESSURAS DA MENINA MÁ (artigo AQUI), foi presente dele. 

Vargas Llosa tornou-se, desde então, um dos meus autores preferidos.

Voltando ao Natal passado...

Paulo me deu dois calhamaços: CONVERSA NA CATEDRAL, do supra-citado-amado autor e, O HOMEM QUE AMAVA OS CACHORROS de Leonardo Padura - até então desconhecido por mim.

Adivinhem! 

O livro de Leo "acabou" comigo. (artigo AQUI)

Portanto, o romance mais recente dele encabeça minha lista de desejos natalinos.



HEREGES

Autor: Leonardo Padura

Boitempo Editorial

506 páginas





"Em seu novo livro, o escritor cubano Leonardo Padura repete a façanha do best-seller premiado O HOMEM QUE AMAVA OS CACHORROS (2013, Boitempo) ao criar uma mistura de romance histórico e romance policial, resultado de anos de investigação sobre a perseguição aos judeus.  
O ponto de partida é um episódio real: a chegada ao porto de Havana do navio S.S. Saint Louis, em 1939, onde se escondiam mais de novecentos refugiados vindos da Alemanha. A embarcação passou vários dias à espera de uma autorização para o desembarque. No romance, o garoto Daniel Kaminsky e seu tio aguardavam nas docas, trazendo um pequeno quadro de Rembrandt que pertencia à família desde o século XVII e que esperavam utilizar como moeda de troca para garantir o desembarque da família que estava no navio. No entanto, o plano fracassa, a autorização não é concedida e o navio retorna à Alemanha, levando também a esperança do reencontro. Quase setenta anos depois, em 2007, o filho de Daniel, Elías, viaja dos Estados Unidos a Havana para esclarecer o que aconteceu com o quadro e sua família." (BOITEMPO EDITORIAL)


Grandes são as chances de que eu fique tão acabada quanto quando li O HOMEM QUE AMAVA OS CACHORROS, mas será um preço baixíssimo a se pagar.

No caso do primeiro livro, a experiência valeu cada mililitro de lágrimas derramadas...

Um beijos e ótimas leituras.





Só pra deixar claro: Isto NÃO é um Publi-Editorial. 

2 comentários:

  1. Carla será que vale o "COMPRE 2 PAGUE 1"???
    Se valer, please!, pode encaminhar para o meu endereço! kkkkkkk.
    Que Livro gigante e interessante!!!
    Fiquei curiosíssima! Adoro livros TEMA Guerra!!!
    Faz resenha depois prá nós!
    Bjs!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode deixar Márcia, assim que eu ler ele será comentado por aqui.
      PS: Se eu souber de alguma promo com HEREGES te aviso rsrsrs...

      Excluir