Palavras...

Palavras...

sexta-feira, 16 de junho de 2017

Eu recomendo: A FILHA PERDIDA de Elena Ferrante

"Eu queria está pronta para lidar com os pedidos repentinos de ajuda, temia que me acusassem de ser como eu de fato era: distraída ou ausente, absorta em mim mesma." 

Intrínseca, 174 páginas
   
   Leda é uma professora universitária de 48 anos. Quando suas duas filhas, já adultas, resolvem se mudar para morar com o pai no Canadá ela sente uma estranha leveza. 


"Senti-me milagrosamente desvinculada, como se um trabalho difícil, enfim concluído, não fosse mais um peso sobre os meus ombros."

   Chegam as férias de verão e ela resolve viajar ao litoral do sul da Itália para - por assim dizer - recarregar as baterias e preparar as aulas do novo semestre. Em suas visitas diárias à praia, Leda começa a prestar atenção em uma barulhenta família napolitana. Duas figuras em especial, uma jovem mãe e sua filhinha, a deixam tão impressionada que a observação começa a tomar contornos obsessivos. 

"Um dia levantei os olhos e as vi pela primeira vez: a mulher extremamente jovem e a menina. Estavam voltando do mar em direção do guarda-sol; ela, com não mais do que vinte anos, a cabeça baixa, e a garotinha, de três ou quatro anos, fitando-a de baixo, encantada, enquanto segurava uma boneca da mesma maneira que uma mãe carrega uma criança de colo."

  É a partir daí que a protagonista (também narradora da história) relembra seu passado, revelando, pouco a pouco, nuances profundas de sua natureza. Leda é uma pessoa difícil, portanto uma personagem fascinante, e Elena Ferrante uma escritora primorosa, que cativa nossa atenção desde as primeiras linhas.

Um beijo e ótimas leituras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário