Palavras...

Palavras...

quinta-feira, 30 de março de 2017

Eu recomendo: ANTES DO BAILE VERDE de Lygia Fagundes Telles

"Lygia Fagundes Telles sempre teve o alto mérito de obter, no romance e no conto, a limpidez adequada a uma visão que penetra e revela, sem recurso a qualquer truque ou traço carregado, na linguagem ou na característica."


A linda Lygia

ANTES DO BAILE VERDE é um livro estranho. Fico pensado como deve ser a reação padrão dos "leitores comuns" aos seus contos. Digo "comuns" para me referir a leitores como eu, que chegam ao livro sem saber muito sobre ele,e que se pegam pensado: "Será que eu entendi direito?" 

Posso estar divagando, e passar a impressão de que o livro não me agradou, mas o livro me deixou deslumbrada. Sendo a estranheza dele um dos fatores que mais contaram para estre deslumbramento.

Companhia das Letras, 205 páginas 

São 18 contos que, em comum entre si, têm os retratos de como as pessoas se comportam e reagem às tragédias, frustrações e decepções nas quais tropeçam pela vida à fora. Nada é muito explicado e as histórias, em sua maioria, terminam em um corte, segundos antes de ser revelada a consequência da ação narrada.

Como eu disse; estranho. Todavia brilhante e incrivelmente bem feito. Não temos respostas, mas nos inundam as sensações do que, potencialmente, poderá (poderia) vir em sequencia.

Todos os contos são muito bons, porém, se eu tivesse que eleger os meus favoritos seriam eles:

- VERDE LAGARTO AMARELO
- HELGA
- MEIA-NOITE EM PONTO EM XANGAI
- O JARDIM SELVAGEM
- UM CHÁ BEM FORTE E TRÊS XÍCARAS
- O MENINO 

Lygia Fagundes Telles é uma mestra em tantos níveis de excelência que nem dá pra explicar. Só posso dizer, "leia e testemunhe a genialidade da pessoa!" 


Um beijo e ótimas leituras. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário