Palavras...

Palavras...

terça-feira, 31 de maio de 2016

Coisas de Leitor: RESSACA LITERÁRIA

Como são difíceis estes momentos de bloqueio...



Vou contar uma historinha:

Em 2014 eu precisei ficar de licença médica por um bom tempo. Não era exatamente como eu visualizava o almejado período sabático, que eu usaria, em boa parte, para me entregar às delícias da leitura. Porém, como toda boa geminiana, domino a arte de transformar limões em limonada e usei a maior parte deste tempo para ler. 

Li muito, e de quase tudo. 

Foi um período mágico, mesmo estando com a saúde fora dos eixos. 

Deixei preconceitos de lado e me aventurei por mangás, romances água-com-açúcar, gibis e livros de terror. Neste período li Agatha Cristie, Philip K Dick e Ray Bradbury pela primeira vez. Conheci Mia Couto, Leonardo Padura e Daniel Galera. Li JANE EYRE

Foi lindo! 

Até que em Outubro de 2015 ela me pegou pela primeira vez na vida. A tão falada e temida ressaca literária. 

Engraçado, porque eu vinha de uma sequência de leituras maravilhosas (intercaladas por algumas "bobeirinhas" - é verdade) e estava com um super-pique, ainda emendando um livro em outro. 

De todo modo, passou. Eu li coisas muito legais em novembro e dezembro, e iniciei 2016 lendo nada mais, nada menos que GUERRA E PAZ

Então, Abril chegou, e com ele nova ressaca. Desta vez muito pior - mui-to-pi-or

Não conseguia ler, escrever sobre, ou pensar em livros. Quando as pessoas me perguntavam como iam minhas minhas leituras, tinha vontade chorar.

Não lia nada, não aguentava assistir vídeos no YOUTUBE sobre livros e não passava nem perto de livrarias (o que foi ótimo para minhas finanças). Foi a primeira vez que "fiquei de mal" dos livros.

Quarenta e poucos dias de relação estremecida, até que, pouco a pouco, a vontade de ler reapareceu e eu concluí o primeiro livro pós-hiato.

Sendo bem honesta comigo mesma, ainda não estou totalmente recuperada da rebordosa. Ainda não é todo dia que pego o ritmo da leitura "com gosto" e mergulho "com tudo" na história. 

Todavia, estou mais conformada e me cobrando menos. Entendi que não sou uma pessoa menor por não estar lendo como se não houvesse amanhã. Que será o.k. (mesmo que um pouco doloroso) se eu não conseguir cumprir minhas metas literárias do ano. Lembrei que leitura sempre foi, e deve continuar sendo para mim uma fonte de prazer e não uma dolorosa obrigação. 

E sei que, quando estiver completamente livre da ressaca, continuarei tendo nos livros as maravilhosas âncoras, às quais sempre recorro em momentos tempestuosos, e que me mantém ligada à minha sanidade. 




Um beijos e ótimas leituras.

3 comentários:

  1. Hahahaha, olá! Ano passado também tava com tudo, mas esse ano tô aos trancos e barrancos. Fazer o quê né,"deixa a vida me levar..."

    ResponderExcluir
  2. Hahahaha, olá! Ano passado também tava com tudo, mas esse ano tô aos trancos e barrancos. Fazer o quê né,"deixa a vida me levar..."

    ResponderExcluir
  3. é... de vez em qdoando nao consigo lert tbm nao.... agora to lendo uns so on line e bem agua com açucar... depois de Dostoiévski, tive que parar um pouco

    ResponderExcluir